O que é Pilates?
Pilates é um Método criado pelo autodidata Joseph Hubertus Pilates, durante a Primeira Guerra Mundial, inicialmente desenvolvido para ganho de força muscular, mas que hoje é utilizado para diversos fins, como reabilitação, ganho de flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e redução de estresse.
Os exercícios podem ser realizados em Aparelhos exclusivos ou no solo. Visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde e promovendo um aumento da qualidade de vida.
Pra quem é indicado o Pilates?
Todas as pessoas podem se beneficiar com sua prática, desde atletas de alto rendimento, gestantes, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida, com doenças crônicas, assim como aqueles que buscam uma atividade física completa e segura.
Fundamentos do Pilates:
Utiliza 6 fundamentos em seus exercícios, são eles:
Respiração, Centralização, Concentração, Precisão, Controle e Fluidez.
Pilates é uma prática saudável, altamente segura e de baixo impacto, que ajuda a trazer equilíbrio para o corpo, mas como toda prática física, necessita ser instruído por um profissional qualificado para a segurança do paciente.
Dica da fisio: Exija qualidade e segurança!
Você deve estar estar pensando: “Por que teria que me preocupar com segurança e qualidade?”- então vamos te explicar.
Como toda e qualquer atividade física, o Pilates também requer atenção e cuidado nos menores detalhes, porque eles realmente vão fazer a diferença. Exigir que o profissional seja formado e capacitado para poder dar aula é uma das principais dicas.
Por ser uma modalidade baseada em metodologia própria, o profissional precisa ter realizado curso de capacitação específica. Para ministrar, é necessário que o profissional tenha graduação em Fisioterapia (ou graduação em Educação Física e mais recentemente em Enfermagem), e ter o realizado o curso completo em Pilates.
Você sabia?
Em nossa clínica, trabalhamos com o Pilates Clínico. As sessões são atendidas exclusivamente por fisioterapeutas, focados na melhor execução dos movimentos pelos pacientes, levando sempre em consideração a disfunção que ele possa ter em determinado segmento do corpo.
Mas por que devo realizar com um profissional e não sozinho?
A internet nos dá acesso aos mais diversos conteúdos publicados no mundo todo, incluindo vídeo e fotos de exercícios de Pilates. Nos dá amostras de sequências de exercícios aleatórios, sem detalhar para o que servem ou qual a forma correta para realizá-los.
Por conta da facilidade de informação, muitas pessoas acabam se lesionando por tentar replicar esses exercícios sozinhos de forma incorreta, podendo sobrecarregar articulações e músculos. Por isso, busque sempre orientação de um profissional ao realizar qualquer tipo de atividade física.