Dicas para uma coluna saudável- Postura Mochila

Educação Postural

Continuando nossa série de dicas e orientações que devemos ter com nossa coluna, hoje iremos abordar sobre cuidados que, tanto jovens e adultos quanto os pequenos devem ter na hora de usar a mochila. Na infância, uma atenção redobrada para a postura correta significa menos problemas na vida adulta.

Escoliose, dores lombares, contraturas, contrações musculares e outras patologias podem ser resultado de falta de educação postural. O excesso de peso que carregamos pode gerar lesões musculares e articulares, atingindo não somente a coluna, mas também os pés, joelhos, quadris, ombros e pescoço.

Correto X Incorreto

Olhando as fotos, você consegue identificar o que está correto e incorreto nas imagens?

Na imagem 1.a, na foto do lado esquerdo, você pode notar que nossa modelo usa uma mochila muito pesada. As alças não estão ajustadas, ocorre inclinação para contrabalancear o peso, causando desgaste muscular.

Na mesma imagem, na foto do meio, você nota a modelo com uma postura confortável, com as alças ajustadas no ombro e a mochila bem rente ao corpo. Opte por mochilas com alças largas, para ocorrer distribuição do peso por uma área maior.

Na sequência, na foto do lado direito, a modelo mostra uma opção para diminuir o peso nas costas, segurando livros e cadernos nas mãos. Outra dica é substituir os cadernos pesados, com mais de 10 matérias por um com menos matérias, e levar somente o que for usar nas aulas daquele dia. O ideal é diminuir todo o peso desnecessário da mochila antes de usá-la.

Na imagem 1.b, na foto do lado esquerdo, você nota nossa modelo carregando a mochila em um ombro só, o que é totalmente contraindicado, pois essa carga assimétrica acaba forçando um lado da musculatura a se desenvolver mais que o outro, entre outras coisas.

Na foto do meio, apesar de carregar a mochila corretamente nos dois ombros, as alças não estão ajustadas, a parte inferior da mochila acaba posicionada muito abaixo da cintura, fazendo com acabamos jogamos o corpo para trás, pela tendência natural.

No foto da direita, vemos a modelo com a mochila bem ajustada, rente ao corpo, com alças largas e acolchoadas.

 

Qual o peso máximo tolerável?

Em Santa Catarina, há uma lei desde 2010 que dispõe sobre o peso máximo tolerável do material escolar transportado diariamente por alunos da rede escolar pública e privada catarinense.  Segundo essa lei, esse peso não poderá ultrapassar:

-5% do peso da criança da educação infantil;

-10% do peso do aluno do ensino fundamental; e

-15% do peso do aluno do ensino médio.

Com esses simples cuidados básicos diminuímos a chance de ter possíveis alterações posturais. Sua saúde agradece.

Caso queira tirar dúvida ou precise de auxílio profissional, entre em contato com a gente.

Deixe um comentário

× Fale conosco