Você que já passou por algum tratamento fisioterapêutico alguma vez na vida provavelmente já conheceu alguns dos muitos aparelhos terapêuticos utilizados na fisioterapia. Muitos já ouviram falar apenas do famoso “choquinho”. Mas saiba que ele não é o único.
Hoje em dia temos uma variedade enorme de aparelhos que potencializam o trabalho do fisioterapeuta. Cada um deles tem sua especificação, cuidados e indicação de uso.
Mas você conhece em detalhes o que esses aparelhos podem fazem? Continue lendo esse artigo, pois é esse o nosso tema de hoje!
Estimulação Elétrica Transcutânea (TENS)
O que é?
É uma terapia que utiliza uma corrente elétrica aplicada superficialmente à pele através de eletrodos.
Indicação
Sua utilização é fortemente indicada no alívio da dor de forma imediata.
A aplicação da TENS dura de 15 a 20 minutos e durante a terapia o paciente deve sentir uma sensação de formigamento forte entre os eletrodos, porém, apesar de ser forte, esta sensação não pode ser dolorosa.
Ultrassom Terapêutico
O que é?
É um recurso comumente utilizado nas clínicas de fisioterapia, associado a outros métodos terapêuticos. O ultra-som emite ondas sonoras de alta frequência e pode ou não produzir calor. A sua aplicação é rápida porém eficaz, e os principais efeitos terapêuticos são:
- Reparo tecidual
- Incentiva a síntese de proteína
- Aumenta a circulação sanguínea
- Aumento da mobilidade articular
- Resolução de processos inflamatórios crônicos
- Alívio da dor
Infravermelho
Assim como o ultrassom, o infravermelho é também associado a outros recursos terapêuticos e sua utilização não ultrapassa os 20 minutos por sessão. A luz vermelha que o equipamento emite possibilita um aumento da temperatura superficial da região a ser tratada, tal aquecimento promove:
- Alívio da dor local;
- Aumentar a mobilidade das articulações;
- Relaxamento muscular;
- Aumento do fluxo sanguíneo.
Laser Terapêutico
O que é?
É um aparelho que emite feixes de radiação de luz terapêutica de forma concentrada e pontual. Sua aplicação é rápida e indolor.
A principal utilização dentro da fisioterapia é na cicatrização de tecidos e controle da dor.
Ondas Curtas
O que é?
As ondas curtas são as um recurso de termoterapia que converte a energia eletromagnética de alta frequência em energia térmica nos tecidos, enviando calor para os tecidos mais profundos. A utilização desta terapia leva aproximadamente 20 minutos e têm como efeitos terapêuticos:
- Ação antiinflamatória
- Alívio da dor
- Aumento do fluxo sanguíneo
Importante saber!
É importante ressaltar que todos os aparelhos anteriormente descritos precisam ser utilizados de acordo com um raciocínio clínico apurado para obtermos os efeitos desejados. Desse modo, uma avaliação fisioterapêutica bem feita e acompanhamento profissional adequados são fundamentais para se obter um tratamento com bons resultados.
Referências
TELLES, G. et al. A TENS e suas vertentes de aplicação tradicionais e contemporâneas. Um estudo de revisão. Revista digital Buenos Aires, 2001.
MATHEUS, João Paulo Chieregato et al. Efeitos do ultra-som terapêutico nas propriedades mecânicas do músculo esquelético após contusão. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 12, n. 3, p. 241-247, 2008.
Zavarize, S.F., Martelli, A., Machado, S.A. e Sant’Ana, E.M.C. 2014. DIATERMIA POR ONDAS CURTAS: ANÁLISE DA TEMPERATURA CORPORAL SUPERFICIAL POR TERMOGRAFIA. Biológicas & Saúde. 4, 12 (ago. 2014).
*Colaboração da acadêmica de Fisioterapia Letícia Miranda Schwaab
Ficou com alguma dúvida ou está precisando de auxílio profissional? Entre em contato com a gente.
Estamos disponíveis nos canais:
• WhatsApp: (47) 3121.9680
• E-mail: contato@clinicafisiomaster.com
•Telefone: (47) 3121.9680