Você sabia que junho é o Mês da conscientização Mundial da Escoliose?
Junho não é só especial pelas festas juninas, mas também é o mês escolhido para a promoção de campanhas de diversas entidades dirigida a pessoas do mundo todo, para conscientização sobre escoliose.
O que é escoliose?
Escoliose vem do grego skolios, que significa sinuoso, é uma curva anormal na coluna vertebral. Se divide basicamente em 3 tipos: a congênita, neuromuscular e a idiopática (de causa ainda desconhecida, é a mais frequente).
Segundo a OMS, a escoliose afeta de 2% a 4% da população mundial. Ocorre geralmente na adolescência e costuma se manifestar durante os estirões de crescimento da infância, acometendo mais meninas do que os meninos.
Seu diagnóstico é feito através de exames físicos e de imagem. As patologias escolióticas são evolutivas, particularmente durante períodos de crescimento, mas ocorre, de maneira muito mais moderada, na idade adulta. Sua avaliação e tratamento devem ser, portanto, o mais precoce possível.
A escoliose pode afetar a qualidade de vida pelas limitações nas atividades diárias e pela dor. Não menos relevante, a escoliose também tem influência no aspecto psicológico. O lado emocional do paciente pode ser afetado, podendo ameaçar a autoimagem e auto estima, principalmente em adolescentes. Apoio emocional e psicológico são fundamentais nesses casos.
Tratamento
É importante esclarecer que escoliose é uma condição clínica que tem tratamento e a cirurgia não é a única e exclusiva opção. Podem ser utilizados diferentes métodos como orientação postural, Reeducação Postural Global (RPG), fisioterapia e cirurgia, conforme o caso e evolução do paciente.
Por fim, vale ressaltar que a escoliose pode ser controlada quando devidamente identificada e tratada, principalmente de maneira precoce. A escoliose é uma doença multifatorial que requer investigação e tratamento multidisciplinar.
O tratamento conservador, somado à hábitos saudáveis, apoio emocional e atividade física, proporcionam manutenção dos resultados obtidos com o tratamento, podendo gerar ótima evolução na maioria dos casos.
Fiquem atentos e caso tenha dúvida, procurem orientação profissional.
Na FisioMaster Fisioterapia temos profissional qualificado para te atender. Se quiser mais informações, entre em contato com a gente.