Lombalgia- Entenda sobre dor na lombar

Nossa rotina em casa e trabalho mudou nesta época de pandemia. No campo profissional, muitas empresas optaram pelo home office, visando diminuir o contato entre pessoas e número de novos casos de Covid-19.

Na maioria dos casos não temos em casa um ambiente totalmente preparado para o trabalho e muitas complicações podem começar a surgir devido a postura errada na hora de trabalhar na frente do computador por muitas horas, causando dores intensas no corpo, principalmente na região lombar, a chamada lombalgia.

O que causa lombalgia?

A lombalgia é uma tensão que os músculos da região lombar sofrem principalmente pelas atividades ocupacionais, ou seja, pela má postura que o indivíduo passa por um tempo prolongado. Também está associada a outros fatores, como por exemplo sobrepeso, levantamento impróprio, falta de exercícios físicos regulares, fratura, hérnia de disco ou também artrite. A dor muitas vezes pode se espalhar e ir para a perna e é muitas vezes de alta intensidade.

Fatores psicológicos também podem estar relacionados com a intensidade da dor, como por exemplo o stress, depressão e a ansiedade.  Em situações críticas, segundo estudo, há relação direta com exacerbação de dores agudas na região lombar.

É aconselhável sempre procurar um bom profissional da área e não se automedicar. A lombalgia aguda também é um alto fator de risco para dor persistente e deve ter tratamento adequado.

Tratamento

A fisioterapia no tratamento da lombalgia irá atuar de forma analgésica diminuindo a dor, dando orientações gerais no cuidado e no repouso para prevenir piora do quadro doloroso; terapias manuais para o relaxamento dos músculos tensos, cinesioterapia para o fortalecimento e alongamento da coluna vertebral, e terapias complementares para o auxílio no tratamento.

Referência: SPINE Volume 45, Number 5, pp E296–E303 2019 Wolters Kluwer Health, Inc. All rights reserved.

Ficou com alguma dúvida ou está precisando de auxílio profissional? Entre em contato com a gente.

*Colaboração da acadêmica de Fisioterapia Milena Karolini Costa