Pilates para Pacientes Portadores De Doença de Alzheimer

Ilustração Pilates para Portadores de Alzheimer

Você sabia que o Método Pilates é um excelente recurso  para pacientes portadores de Doença de Alzheimer?  Para saber mais, continue lendo esse artigo.

Conhecendo a Doença de Alzheimer

Comumente conhecida como Doença de Alzheimer (D.A.), é um transtorno que se manifesta pela diminuição cognitiva e da memória. 

É a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência nessa população.

A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. 

Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória; e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.

Quais são as causas?

Sua  causa ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. Além disso o histórico familiar e idade avançada são os principais fatores relacionados ao aparecimento desta patologia. 

Quais são os Sintomas?

Geralmente seus sintomas se iniciam com falta memória para acontecimentos recentes, repetição da mesma pergunta várias vezes, problemas com a comunicação tanto escrita como falada, irritabilidade, suspeição injustificada e agressividade; dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos.

A doença de Alzheimer tem vários estágios:

  • Estágio (forma inicial): alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais;
  • Estágio (forma moderada): dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos. Agitação e insônia;
  • Estágio (forma grave): resistência à execução de tarefas diárias. Incontinência urinária e fecal. Dificuldade para comer. Deficiência motora progressiva;
  • Estágio (terminal): restrição ao leito. Mutismo. Dor à deglutição. Infecções intercorrentes.

Por se tratar de uma doença degenerativa, ela não tem cura, e seu tratamento varia conforme o estágio de cada paciente. 

Além de medicamentos, existem atividades como Pilates, que vão auxiliar nas atividades do dia a dia, inicialmente como forma de prevenir sua progressão e também com estímulos adequados para poder trabalhar seus pontos de dificuldade. 

Como o Pilates vai ajudar no tratamento da Doença de Alzheimer?

O Pilates vai atuar na estagnação da progressão da doença, por isso é tão importante obter o diagnóstico tão logo se manifestem os sintomas para protelar o avanço da doença.

Quando em fase inicial, o Pilates pode contribuir muito no tratamento da Doença de Alzheimer porque atua mantendo o indivíduo ativo fisicamente, através de exercícios que trabalham toda a parte cardiovascular e também a resistência, alongamento dinâmico, respiração e controle corporal. Desta forma, o Pilates contribui no retardamento das perdas motoras, encurtamentos e deformidades que podem aparecer em decorrência da doença.

O objetivo dos profissionais de Pilates que tratam pacientes portadores da doença de Alzheimer é incentivar a independência motora, melhorando a sua qualidade de vida, proporcionando um sono melhor, a prevenção de lesões ortopédicas e maior autonomia funcional.

Como as sessões de Pilates são elaboradas para os pacientes portadores de Alzheimer?

1. Primeiramente será realizada uma avaliação completa do paciente, onde será ser visto todo o condicionamento do paciente e suas limitações, averiguando assim o nível da doença;

2. Após essa avaliação, será proposto uma linha de exercícios de Pilates para trabalhar as dificuldades do paciente, prestando sempre atenção nos mínimos detalhes.

3. Os exercícios vão ser orientados de forma com que o paciente se sinta mais seguro e confortável para realizá-los, sempre de forma devagar e bem direcionada para que o paciente entenda com muita clareza, em um ambiente tranquilo e acolhedor.

Ainda que o Pilates seja uma atividade física recomendada para pessoas com doença de Alzheimer, infelizmente não é muito comum encontrar esses pacientes nas clínicas. Talvez isso ocorra pois muitos desses pacientes tenham dificuldade de se locomover sozinhos, necessitando de auxílio de cuidador ou familiar.

Assim, oferecemos em nossa Clínica, opção de plano em que paciente e cuidador podem praticar o método juntos, ao mesmo tempo. Além de todos os benefícios citados acima para o paciente, as sessões de Pilates podem ser uma forma de relaxamento e de escape para o cuidador, ao mesmo tempo em que ele também realiza uma atividade física.

 

Na FisioMaster Fisioterapia você encontra profissionais qualificados para te ajudar. Em caso de dúvida ou auxílio profissional, entre em contato com a gente.

Estamos disponíveis nos canais:

• WhatsApp: (47) 3121.9680
• E-mail: contato@clinicafisiomaster.com

•Telefone: (47) 3121.9680

*Colaboração da Fisioterapeuta Gabrielli Geronimo CREFITO 357362-F

× Fale conosco