Torcicolo e Ponto Gatilho: Como a Fisioterapia Pode Aliviar a Dor no Pescoço

Torcicolo e Ponto gatilho: Como a Fisioterapia Pode Aliviar a Dor no Pescoço

Você provavelmente já sofreu com algum episódio de torcicolo, certo? Sem dúvida, é uma situação bem incômoda, dolorosa, em que você fica parecendo um robozinho…

É provável que você tenha ouvido falar também sobre ponto-gatilho, aquele pontinho danado e dolorido muito popular na atualidade. Mas você sabe a relação entre eles? Continue lendo nosso artigo, pois esse será o nosso tema de hoje.

“Saiba o que é torcicolo causado por tensão muscular e como a fisioterapia pode aliviar a dor e recuperar seus movimentos de forma segura.”

O que é torcicolo? 

Um torcicolo é um fenômeno comum caracterizado por dor e dificuldade em mover o pescoço, especialmente ao tentar virar a cabeça para o lado. A causa de um torcicolo pode ser atribuída a uma infinidade de problemas, incluindo má postura no trabalho, dormir mal, exageros em exercícios, ansiedade ou problemas de saúde. 

Mas a campeã em causar esse pescoço rígido sem dúvida alguma são os problemas musculares (dor miofascial), causados muitas vezes pelos ponto-gatilho. As pessoas costumam descrever esses pontos como “nós” – um feixe de músculos tensos e contraídos que se contorcem e espalham dor quando pressionados. 

 

Quais os principais sintomas do torcicolo e ponto-gatilho?

Os principais sintomas do torcicolo são:

– Dor aguda e intensa na região do pescoço,

– Rigidez muscular,

– Dificuldade para virar a cabeça,

– Sensação de “nó” ou tensão na musculatura cervical. 

O paciente com torcicolo apresenta, na maioria das vezes de forma aguda, dor, rigidez e limitação na amplitude de movimento do pescoço.

Já o ponto gatilho é um ponto sensível em seu músculo, aquele nó bem dolorido. Esses pontos fazem com que os músculos fiquem estressados e se contraiam, limitando os movimentos da região. Como resultado, quando localizado na região do pescoço, ele fica rígido, limitando o movimento, dando aquele aspecto de robô.

 

 

Como a fisioterapia vai me ajudar nos casos de torcicolo e Ponto-gatilho?

Primeiramente, o fisioterapeuta vai realizar uma avaliação fisioterapêutica para verificar se a dor no pescoço está sendo causada por problemas musculares. 

Logo depois, já no tratamento fisioterapêutico, serão utilizados técnicas para diminuir a dor na região, alongamentos para soltar a região rígida e exercícios para melhorar o movimento.

Pare ilustrar, a liberação miofascial (manual ou instrumental) consiste em uma dessas técnicas que utilizamos em nossa Clínica, para ajudar na diminuição da dor e tensão muscular apresentados. É importante também investigar e corrigir hábitos e movimentos inadequados do dia a dia que possam estar contribuindo para esses quadros de dor.

Se o quadro de dor continuar a voltar com frequência, é necessário averiguar com mais cautela a causa principal do aparecimento do ponto gatilho e do torcicolo.

 

A partir de agora você já sabe a relação entre torcicolo e ponto-gatilho 🙂

E conta pra gente, você tem sentido essas dores? Na FisioMaster Fisioterapia você encontra profissionais qualificados para te ajudar. Em caso de dúvida ou auxílio profissional, entre em contato com a gente.

Estamos disponíveis nos canais:

• WhatsApp: (47) 3121.9680

•Telefone: (47) 3121.9680

× Fale conosco