O que é cervicalgia?
Cervicalgia também é conhecida como dor na região cervical. Esse tipo de dor é muito frequente e seu diagnóstico é complexo, podendo estar relacionada a várias etiologias como disfunções musculares, espondilose, síndrome do desfiladeiro torácico, artrite reumatóide, infecções, fraturas e afecções ocupacionais. Na maioria dos casos, a etiologia é inespecífica.
Como ela ocorre?
A cervicalgia geralmente ocorre quando passamos longas horas sentado, trabalhando ou estudando. Às vezes, sem perceber, acabamos ficando com uma postura incorreta, gerando muito esforço e tensão nos músculos da região, que podem ser irradiadas para os ombros, braços e costas.
O uso de computadores e a sobrecarga de trabalho estão associados ao aumento de sintomas cervicais.
Quando forçada intensamente, a região cervical pode contrair a musculatura, causando dores nesta região. Essas contraturas podem ocorrer por quadro de tensão e stress e pela execução incorreta de alguns movimentos que acabam levando a contração inadequada do músculo, que não retorna ao seu estado natural de relaxamento, levando a lesões e dores.
Como é o tratamento fisioterapêutico na cervicalgia?
A fisioterapia tem papel muito importante no tratamento na cervicalgia.
Temos à nossa disposição recursos como terapias manuais (massagens, alongamentos e manipulações), eletroterapia, programas de exercícios e fortalecimentos, que visam melhorar o condicionamento muscular, a flexibilidade e o alívio sintomático da dor.
E também temos orientação ergonômica, capaz de melhorar a postura corporal e a adaptação do posto de trabalho, mostrando-se eficaz na redução das queixas de dores
Assim como a Reeducação Postural Global (RPG), que objetiva a reeducação do paciente sobre como adotar uma postura mais harmônica – essencial para prevenir novos problemas.
Outros recursos disponíveis também são dry needling e acupuntura, que reduzem a intensidade da dor e melhora a dor relacionada ao movimento cervical
Esses benefícios proporcionam maior disposição e facilidade para a realização de atividades cotidianas, melhorando muito a qualidade de vida do indivíduo.
Referencias e artigos:
•file:///C:/Users/leona/Downloads/296-1168-1-PB.pdf
• Borges MDC, Borges CDS, Silva AGJ, Castellano LRC, Cardoso FAG. Avaliação da
qualidade de vida e do tratamento fisioterapêutico em pacientes com cervicalgia crônica.
Fisioterapia em Movimento, 2013;26(4);873-881.
• Von Trott P, Wiedemann AM, Lüdtke R, Reishauer A, Willich SN, Witt CM. Qigong and exercise therapy for elderly patients with chronic neck pain (QIBANE): a randomized controlled study. J Pain. 2009;10(5):501-8.
•Gross A, Miller J, D’Sylva J, Burnie SJ, Goldsmith CH, Graham N, et al. Manipulation or mobilisation for neck pain: a Cochrane Review. Man Ther. 2010; 15(4):315-33.
*Colaboração da acadêmica de Fisioterapia Milena Karolini Costa
Ficou com alguma dúvida ou está precisando de auxílio profissional? Entre em contato com a gente.
Estamos disponíveis nos canais:
• WhatsApp: (47) 3121.9680
• E-mail: contato@clinicafisiomaster.com
•Telefone: (47) 3121.9680