Dica do Fisioterapeuta: Prevenindo lesão em Atleta Amador

 

 

A atividade física vem aumentando sua relevância na área de saúde, justificada pelos benefícios que sua prática regular exerce sobre as pessoas, como melhoria da saúde e qualidade de vida.  Porém, ela acaba também expondo o indivíduo à lesões  e sabe-se que esportistas amadores ou esporádicos estão mais sujeitos a uma lesão esportiva.

Isso ocorre muitas vezes pois os chamados atletas de final de semana, por não praticarem  atividades físicas  frequentemente, não conseguem manter um preparo físico, exagerando na intensidade dos exercícios e também praticando atividades sem conhecimento técnico ou orientações adequadas.

Como ocorrem as lesões no esporte?

Basicamente há dois motivos para a ocorrência de lesões:

  • Causadas por fatores individuais e biológicos como a histórico do esportista e seu nível de condicionamento. Ex: disfunções musculares, os estiramentos e as rupturas.
  • Causadas por fatores externos, como o trauma/pancada ou condições climáticas. Ex: contusões e fraturas.

 

Como então prevenir a ocorrência de lesões no esporte?

 

Aqui vão algumas sugestões que podem te ajudar a manter-se ativo e sem dores:

  1. Realize avaliação física para mensurar e detectar o estágio de condicionamento, capacidades físicas e aptidões biológicas e fisiológicas e verificar a ocorrência de alguma doença prévia;
  2. Siga uma  programação específica e rigorosa de treinamento conforme seus limites individuais, sem exagerar no esforço e tempo dedicado;
  3. Analise os riscos de cada exercício baseado em seu histórico fisiológico;
  4. Inclua na sua rotina treino de alongamento, aquecimento e mobilidade antes ou depois da atividade física. Apesar de ser um pouco controverso, o alongamento pode ser realizado por aqueles que sentem bem estar ao praticá-lo. Já o aquecimento e mobilidades são atividades que preparam o corpo através de práticas específicas de acordo com cada modalidade.
  5. Conheça a fundo as regras do esporte que será praticado;
  6. Use equipamentos e roupas apropriadas a cada esporte, como capacetes, joelheiras, protetores, calçados, etc;
  7. Durma bem. Uma boa noite de sono repara o organismo para poder aguentar a rotina de exercícios;
  8. Opte por refeições balanceadas, e beba bastante água para se manter sempre hidratado;
  9. Tenha acompanhamento com equipe multidisciplinar (médico, educador físico, fisioterapeuta, nutricionista, etc), ajudando tanto na prevenção como na melhora da performance.

Na FisioMaster Fisioterapia você encontra profissionais aptos para te ajudar na prática de esportes. Caso queira tirar dúvida ou precise de auxílio profissional, entre em contato com a gente.

 

× Fale conosco