Mobilidade em atividades físicas

 

Você provavelmente já ouviu falar sobre mobilidade, não é mesmo? Ainda não?

Quer saber o que ela é e qual sua importância? Então fique ligado pois mobilidade é nosso tema de hoje.

 

O que é mobilidade?

Basicamente podemos defini-la como a capacidade de movimentar, com um certo grau de amplitude, uma determinada região corporal.

Nosso corpo, naturalmente, já possui mecanismos protetores que limitam nossos movimentos. Com o passar dos anos, pelas nossas posturas e padrões incorretos de movimento, nossa capacidade de movimentação acaba sendo ainda mais limitada, diminuindo consideravelmente sua amplitude, aumentando estresse articular e resultando muitas vezes em lesões.

 

Mas qual sua importância para mim?

Como já foi citado (e como você já deve ter sentido em seu corpo)  nossa capacidade de movimentação acaba ficando limitada com o tempo. Essa limitação fica mais evidente na prática de atividades físicas, quando certos graus de amplitudes são necessários para movimentar de uma maneira orgânica determinada região do corpo.

No Crossfit por exemplo, modalidade com enorme variedade de exercícios, é primordial que nosso corpo tenha capacidade de movimentação adequada. Exercícios como Back Squat exigem fortemente de articulações do tornozelo, joelho, quadril e coluna. Já praticantes de corrida e também jogadores de futebol,  necessitam de um trabalho de mobilidade especialmente focado na região de tornozelo, ajudando na potência, economia de energia e força nas passadas.

Ao praticar atividade física, se as áreas do nosso corpo requisitadas não se movimentam com uma amplitude adequada, acaba comprometendo execução, performance, evolução do treinamento e aumentando risco de lesão.

 

E como faço para melhorar mobilidade?

O trabalho com mobilidade deve ser um processo contínuo e gradativo. Infelizmente, não conseguimos recuperar de uma hora para outra as perdas que tivemos nesses anos de posturas e padrões inadequados.

Através de testes específicos, identificamos quais regiões do corpo necessitam de treino e trabalhamos através de técnicas de liberação muscular, mobilização articular, alongamento e ativação muscular com o uso de equipamentos.

É importante ressaltar também sobre a importância de sempre realizar atividade física sob orientação profissional, atentando-se a postura durante a execução, intensidade e periodicidade dos exercícios.

Na FisioMaster Fisioterapia você encontra profissionais aptos para te ajudar com sua mobilidade. Caso queira tirar dúvida ou precise de auxílio profissional, entre em contato com a gente.

 

 

 

 

× Fale conosco