Fisioterapia e Ciclistas

Dicas dos Fisios:
Evite dores nos joelhos ao andar de bicicleta

Você sente dores nos joelhos ao pedalar? Leia nosso artigo de hoje e veja como evitar dores ao praticar essa atividade tão prazerosa.

Dores ao pedalar? Saiba mais

Dores em cima e embaixo da patela, desconforto para sentar e levantar, ao realizar agachamento com carga na academia ou instabilidade no joelho podem estar relacionados a uma sobrecarga no joelho, gerando uma tendinite quadricipital.

Como resultado, essa inflamação pode acabar gerando dores nos joelhos, impactando negativamente ao andar de bicicleta.

O quadríceps é um conjunto de quatro músculos (vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio e o reto femoral). Esses músculos possuem origem diferentes, porém todos se inserem através do tendão patelar e ligamento patelar. Se houver uma sobrecarga na região, podem ocorrer microlesões no tendão, gerando uma inflamação.

Como a Fisioterapia poderá me ajudar em quem anda de Bicicleta?

O fisioterapeuta irá fazer a avaliação fisioterapêutica e orientar sobre seus sintomas, além de tratar a parte da dor e  inflamação com alguns aparelhos de eletroterapia, diminuir as tensões musculares com terapias manuais e alongamentos, melhorar o fortalecimento muscular com exercícios específico de força e estabilizar o joelho com exercícios de propriocepção.

Dependendo de cada situação e gravidade, o paciente terá uma conduta fisioterapêutica, por isso é importante uma avaliação com orientação.

O Fisioterapeuta irá realizar a avaliação fisioterapêutica, irá tratar a parte de dor e inflamação, ajudando você a recuperar seus movimentos e auxiliando também com os ajustes ergométricos de sua bicicleta.

Fazendo Ajustes Ergométricos da bicicleta

Seguem exemplos de alguns ajustes:

1- verifique a altura do banco, ele precisa estar mais ou menos na altura do quadril. Para garantir, verifique se ao subir na bicicleta sua perna fica semiflexionada (ela não pode ficar totalmente esticada, apenas uma leve angulação de flexão do joelho).

2- A posição do selim: verifique se ele se encontra no meio do canote. Para garantir uma boa posição, em cima da bicicleta, mantenha as duas pernas flexionadas, com o quadril em 90 graus. Verifique se o seu joelho não ultrapassa a linha do pé ou ficar muito atrás, exemplo na imagem abaixo.

Com esses simples ajustes, a sobrecarga no joelho irá diminuir e consequentemente haverá alívio de dores. Porém, não descarte a ajuda de um profissional para fazer uma avaliação individual e procure orientação.

Na FisioMaster Fisioterapia você encontra profissionais qualificados para te ajudar. Em caso de dúvida ou auxílio profissional, entre em contato com a gente.

*Colaboração da Fisioterapeuta Juliana Taeko Bianchi Ishikawa CREFITO 355555-F