Ombro Congelado- Capsulite Adesiva

 

Ombro congelado, você já ouviu falar sobre ele?  Você ou alguém que conhece sofre com isso? Quer saber o que ele é, seus sinais clínicos e como é seu tratamento na fisioterapia?

Então continue lendo abaixo:

O que é Ombro Congelado?

É o nome popular dado a capsulite adesiva, causado pelo desenvolvimento de adesões e restrições a cápsula articular do ombro, especialmente em sua prega pendente. É considerado auto-limitante, porém seu processo de evolução natural é lentamente progressivo (média de 2 anos), gerando dores e comprometimentos significativos durante esse período.

É uma patologia que pode limitar bastante pelas dores que provoca, resultando em disfunções diárias, como incapacidade de movimentação, de alcançar ou erguer objetos e de sustentar atividades repetitivas.  E também, possíveis más compensações posturais podem ocorrer, assim como fraqueza muscular geral e baixa resistência à fadiga.

Pode ser dividido em:

Ombro congelado primário: de surgimento repentino, geralmente ocorre entre os 40 e 60 anos de idade, sem uma causa conhecida, podendo ser associada a fatores genéticos, hormonais ou reações auto imunes.

Ombro congelado secundário: Resultado de problemas onde ocorre período de dor e ou restrição de mobilidade prévios. Ex: artrite reumatóide, osteoartrite, trauma na região ou imobilização, uso excessivo por esportes.

 

Sinais clínicos

Apresenta um padrão clássico que podemos dividir em:

  • Congelando: apresenta dor intensa, mesmo em repouso e limitação dos movimentos por 2 a 3 semanas após o início. Pode persistir por 10 a 36 semanas.
  • Congelado: Dor somente com os movimentos, adesões significativas e movimentos glenoumerais limitados, com movimentos substitutos na escápula. Ocorre atrofia do deltóide, bainha rotadora e dos músculos bíceps e tríceps braquial. Duração de 4 a 12 meses.
  • Descongelando: Ausência de dor e sem sinovite, porém com restrições capsulares e adesões significativas. Duração de 2 a 24 meses ou mais. Alguns pacientes nunca recuperam a amplitude de movimento normal.

 

Fique sabendo!

 

A falta de tratamento ou uma terapia inapropriada podem prolongar os sintomas. O ombro congelado é uma patologia que pode ser bastante limitante, gerando dores e comprometimentos significativos durante seu período de evolução. Porém, é importante saber que há tratamento para minimizá-los, mas sempre procure orientação profissional qualificada para tratar adequadamente seu problema!

 

Tratamento na Fisioterapia

O tratamento na fisioterapia se dá através do manejo da dor, contrações isométricas para todos os grupos musculares do ombro, escápula e cotovelos, exercícios de automobilização (exercícios pendulares) para mobilidade articular e alongamento, tração e deslizamentos articulares passivos; sempre respeitando o estágio em que a patologia se encontra. Além da fisioterapia, o acompanhamento multiprofissional e o envolvimento do paciente são indispensáveis, influenciando diretamente no sucesso do tratamento.

Adicionalmente, a Reeducação Postural Global (RPG) também pode ser uma forte aliada no tratamento da doença, auxiliando na recuperação dos movimentos, fortalecendo os músculos e diminuindo a tensão originada pela dor. Inclusive, pode ser utilizada na prevenção da patologia do Ombro Congelado.

Na FisioMaster Fisioterapia você encontra profissionais aptos para tratar essa e outras patologia. Caso queira tirar dúvida ou precise de auxílio profissional, entre em contato com a gente.

 

 

× Fale conosco