Fisioterapia para os Pés: Você sente dores nos pés quando anda? Ou ao fazer ações repetidas ou esportes como corrida e tênis, sente desconforto nos pés, restringindo suas atividades?
Então saiba que esses sintomas podem estar relacionados a síndrome de uso excessivo/traumas repetidos nos pés, que é nosso tema de hoje 🙂
Para saber mais, continue lendo este artigo.
[Atualizado em 20/04/2023]
Mas afinal, o que é essa síndrome de uso excessivo/traumas repetidos que afeta os pés?
Em síntese, esta síndrome é uma resposta inflamatória local a sobrecargas causada por microtraumas repetidos.
Pode ocorrer por problemas de desalinhamento no membro inferior, desequilíbrios musculares ou fadiga, alterações em rotinas funcionais, uso de calçado inadequado à atividade, demandas funcionais colocadas sobre os pés, ou uma combinação de vários desses fatores. Ela ocorre pois essa demanda contínua é colocada sem tempo adequado para cicatrização, persistindo dor e inflamação.
Fazem parte dessa síndrome:
-
Tendinite ou tenosinovite– Dor ocorre durante ou após a atividade repetitiva; ou quando paciente, ao mudar o sapato de salto alto para um de salto baixo e ao caminhar uma certa distância, sente dor. Comum ocorrer em região próximo ao tendão e bainha do calcanhar, geralmente com retração muscular e pronação anormal do pé.
-
Fasciite plantar– Dor ao longo da face plantar do calcanhar; local que fica muito sensível a palpação. A pressão no local irritado com sustentação do peso, extensão dos dedos dos pés durante a fase final de apoio da marcha provocam dor.
-
Canelite– Ocorre quando o músculo fica “cansado”, o paciente apresenta dor pelos exercícios vigorosos, afetando a parte baixa da perna. Ocorre em patologias como as musculotendinite, fraturas por sobrecarga entre outras.
Como a fisioterapia pode te ajudar?
Quando o local está inflamado, o problema deve ser tratado como condição aguda, com repouso e modalidades fisioterapêuticas apropriadas. Já nos casos subagudos, avalia-se o alinhamento, desequilíbrios de força e flexibilidade muscular dos pés e membro inferior.
Como a Fisioterapia irá me ajudar com minhas dores nos Pés?
O tratamento fisioterapêutico se faz através de:
-
massagem transversa
-
estimulação elétrica
-
crioterapia
-
alongamento das estruturas retraídas
-
fortalecimento dos músculos envolvidos, como dorsiflexores, inversores e eversores com isometria resistida.
Por fim, ao retornar a atividade que provocou a sobrecarga, o pacienter é orientado sobre cuidados preventivos, como alongamentos, aquecimentos e uso de suporte apropriado para os pés. Assim como tem destaque o tempo de repouso para a recuperação da fadiga e microtraumas.
A eliminação ou modificação da causa do problema é essencial para evitar sua recorrência, assim como um trabalho multidisciplinar também é relevante.
Na FisioMaster Fisioterapia você encontra profissionais aptos para tratar essas patologias. Caso queira tirar dúvida ou precise de auxílio profissional, entre em contato com a gente.