Você já deve ter visto alguma foto com esses copinhos ou de atletas com marcas redondas no corpo, não? Elas são a ventosaterapia.
Quer saber mais detalhes sobre essa terapia? Então continue lendo esse artigo.
O que é ventosaterapia?
Ventosaterapia é uma terapia milenar feita com o uso de equipamentos que criam pressão negativa e sucção da pele. É utilizada desde tempos remotos em diversas civilizações, com o uso de diferentes materiais, como chifres e bambus. Ao passo que, nos dias atuais, usa-se uma bomba manual de vácuo e copos de acrílico.
Ventosaterapia ganhou destaque na imprensa mundial por atletas de alta performance e rendimento apresentarem marcas das ventosas em seus corpos.
Como a ventosaterapia age?
É uma técnica muito utilizada também na Medicina Oriental. Com efeito, sua ação é pela estimulação mecânica e reequilíbrio energético, ajudando na circulação de fluidos e energia, removendo impurezas e estagnações. Bem como causa reações pigmentares que ajudam no diagnóstico e na percepção da evolução da doença.
Ao mesmo tempo, na visão ocidental, o vácuo da ventosa diminui a pressão atmosférica sobre a pele, ativando o movimento celular e estimulação sanguínea. Quanto maior a pressão negativa, maior a diferença de pressão entre a epiderme e derme. Quando realizada de forma deslizante, proporciona um massageamento da região e relaxamento muscular de uma forma profunda e efetiva.
Só para ilustrar, é muito útil em:
- Dores Musculoesqueléticas, especialmente em Pontos-gatilho;
- Densificações da fáscia e Disfunções Miofasciais;
- Recovery em esportes.
A aplicação de ventosas pode deixar marcas na pele, pela sucção e dependendo da reação e condição física de cada paciente. Esta é uma reação cutânea normal, mas que não deve ser demasiadamente exagerada e que costuma desaparecer no dia seguinte ou após alguns dias. Antes de tudo, para evitar essas reações exageradas, a força de sucção, o número de ventosas e a duração do tratamento devem ser sempre adaptados às condições de saúde e à resistência física de cada paciente.